Como permitir ou especificar um intervalo de endereços IP no Firewall do Windows

Quando se trata de fornecer a melhor proteção possível para todas as informações armazenadas em seu computador, nada parece esmagador. Felizmente, todo sistema operacional possui ferramentas e recursos projetados para melhorar a segurança do seu computador. Hoje você deve descobrir como permitir ou especificar um intervalo de endereços IP no firewall do Windows.

Um dos melhores recursos do Windows é sua capacidade de ser personalizado pelo usuário. Felizmente para muitos, isso inclui o firewall.

Começando do começo

Em algum momento você tem que começar… primeiro, o que é o firewall? Todo computador ou dispositivo precisa de um muro de contenção para se proteger contra ameaças. No caso do Windows, um firewall. Falar de firewall significa referir-se a um sistema de proteção de rede.

Qual rede é responsável pela segurança? Bem, o que você está conectado. Desde que uma série de parâmetros seja atendida, o tráfego de dados entre computadores conectados à mesma rede está habilitado.

Se, por outro lado, um dos computadores realizar atividade suspeita ou não atender aos parâmetros, o tráfego será bloqueado. Desta forma, o firewall otimiza a segurança de sua rede, evitando a chegada de intrusos que podem roubar suas informações.

Vantagens do firewall

Como você pode ver, o firewall é um elemento essencial em todos os computadores. É uma ferramenta de segurança de rede simplesmente incrível, intuitiva e dinâmica. Personalizável o suficiente para criar regras de firewall de entrada e saída.

Raramente pode ser aconselhável desabilitar o firewall… se for o caso. As funções que possuem fazem dele uma ferramenta muito necessária quando se trata de se conectar a uma rede.

  • Bloqueie tentativas de acesso a informações em seu computador por usuários que podem não estar autorizados.
  • A mesma coisa acontece quando você se conecta à rede de uma organização. O firewall permanece vigilante para negar o acesso às suas informações.
  • Antes de cada tentativa de conexão, você receberá uma notificação.
  • Adapta-se constantemente às mudanças que podem comprometer a segurança do seu computador.

Considerações anteriores

Permitir ou especificar um intervalo de endereços IP no firewall é uma tarefa com algum grau de complexidade. Então, se você está apenas começando a se cultivar nesta área, é aconselhável revisar algumas outras informações. É muito provável que você tenha que aprender a descobrir o endereço IP.

A partir desse momento, você pode fazer muitas coisas. Desde habilitar ou desabilitar portas até tarefas mais difíceis, como ocultar o endereço IP. Mas não se preocupe! Você nem precisa ser um técnico especializado, desde que siga as instruções que encontrará aqui.

Vamos fazer isso!

O Windows Defender Firewall é um software que contribui para as configurações de segurança das redes. Acessar este aplicativo é bastante simples. Basta clicar no menu Iniciar e digitar “Windows Defender Firewall”.

Uma vez dentro do programa, você deve prestar muita atenção aos passos a seguir. Mas sobretudo para as opções que encontrará no lado esquerdo do ecrã.

  1. Clique em “Regras de entrada”.
  2. Vá para o menu de opções à direita da tela e clique em “Nova regra”.
  3. Na nova caixa que aparece, selecione a opção “Personalizado” e clique em “Avançar”.
  4. Vá para a seção “Escopo” e em “A quais endereços IP remotos esta regra se aplica?” selecione “Estes endereços IP”.
  5. Adicione os endereços IP nos quais a nova regra será aplicada.
  6. Depois de terminar de configurar o IP adicionado, clique em “OK”.
  7. Agora vá para a guia “Ação” e clique em “Permitir conexão”.
  8. Dê um nome à regra que você criou e pronto.

Muito fácil!

Você pode estar um pouco confuso entre habilitar portas de firewall no Windows e outros tipos de ações. Mas com a prática, você dominará as ferramentas para permitir ou especificar um intervalo de endereços IP no firewall.

O que você está esperando para ver como a personalização de firewall pode ser maravilhosa? Aprofunde seus conhecimentos de informática com essas informações valiosas.

Tal vez te interesen estas entradas